No VI SIPEQ – evento que foi realizado remotamente, a Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SE&PQ e a Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de São José do Rio Preto - SJRP, São Paulo entendem e constatam que as investigações efetuadas na modalidade qualitativa têm evidenciado sua importância em diversas áreas das ciências. Mais do que isso, têm mostrado que pesquisas a respeito de assuntos que incidem nos modos humanos de sentir, decidir, expor compreensões, manter inter-relações dialógicas, portanto, intersubjetivas, relatar ocorrências, trazer lembranças de ocorrências havidas em sua história de vida, analisar e refletir sobre si e sobre o mundo, dentre outros temas que compõem um leque imenso de possibilidades de modos de ser-se humano junto aos outros, se avolumam e clamam por um lugar apropriado no mundo da ciência rigorosa de ambientes científico-acadêmicos. Solicitam modos apropriados de serem analisadas e avaliadas, tanto do ponto de vista científico, filosófico, quanto ético.
O VI SIPEQ colocou como tema de discussão A lógica da pesquisa qualitativa e as solicitações da Plataforma Brasil em virtude de ter se instituído, no Brasil, a exigência de avaliações de projetos de pesquisa com seres humanos realizadas nas diferentes áreas das Ciências, com o objetivo de garantir aceitabilidade em termos científicos, filosóficos e éticos dessas investigações. Debater esse tema mostrou-se urgente uma vez que a Plataforma Brasil, base nacional e unificada de registro de pesquisa que envolve seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP, passou a ser utilizada para a avaliação de pesquisas de todas as áreas. O debate se fez necessário para explicitar a concepção de ciência subjacente aos quesitos desse instrumento de avaliação ética, a qual se revela adequada às pesquisas desenvolvidas quantitativamente, e a concepção filosófico-científica das investigações que procedem de modo qualitativo.
Essa é uma temática polêmica e desafiadora. No evento foram realizados quatro Painéis, I, II, III e IV, com pesquisadoras e pesquisadores, estudiosos que realizam seus estudos em diferentes áreas, abrangendo disciplinas como Filosofia, Ciências Sociais, Medicina, Psicologia Clínica, Enfermagem, Ensino de Ciências, Educação, História, Ciências Exatas e doze Sessões Orais em que foram apresentados e debatidos os trabalhos submetidos à avaliação da Comissão Científica e aceitos. Os ANAIS do VI SIPEQ foram organizados e editados pela professora Dra. Luciane Ferreira Mocrosky e pelo professor Dr. Marco Aurélio Kalinke, Vice-presidente e Presidente da Comissão Científica do evento; eles trazem os resumos das palestras apresentadas pelos pesquisadores convidados que compuseram os Painéis I, II e III e os textos integrais das pesquisas debatidas nas Sessões Orais.
A Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SE&PQ e a Universidade Estadual Paulista – UNESP-SJRP, Campus de São José do Rio Preto, São Paulo agradecem a todas e todos que com elas se uniram neste debate e, em especial, à Professora Mocrosky e ao Prof. Kalinke, a todas e todos que trabalharam arduamente para que o VI SIPEQ acontecesse e para que os trabalhos submetidos fossem respeitosamente analisados.
Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Presidente da SE&PQ
Dr. Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva
Pela UNESP – Campus SJRP.